Siga no
Como conseguir um Advogado Gratuito. Veja agora!
Se você está enfrentando problemas e não tem dinheiro para pagar um advogado, saiba que existem maneiras de conseguir assistência jurídica através de um advogado gratuito.
Abaixo, listamos quatro opções para você encaminhar um processo, ou se defender, sem qualquer custo, através de um advogado gratuito:
Defensoria Pública: A Defensoria Pública é responsável por prestar assistência jurídica gratuita para pessoas que não têm condições de pagar por um advogado.
Cada região tem critérios diferentes de renda mínima exigida, portanto é importante verificar diretamente com a Defensoria local.
Eles disponibilizam advogados para prestar orientação jurídica, dar entrada em ações judiciais (como ação de pensão alimentícia, divórcio e outros) e defender casos em que você é réu, inclusive em ações criminais.
Dica: Pesquise na internet por “Defensoria Pública”, muitas vezes pela internet mesmo já é possível agendar uma consulta com um defensor público da sua região, ou solicitar informações!
Para acessar o serviço da Defensoria, você precisa agendar um horário e comparecer na unidade, portando seus documentos pessoais e os documentos relacionados ao seu caso.
Faculdades de Direito: Outra opção bem interessante, é buscar um advogado gratuito em Universidades e Faculdades de Direito, pois eles possuem escritórios de estágio em que alunos de Direito, sob supervisão de professores advogados, podem prestar assistência jurídica gratuita.
As vezes é uma boa alternativa, caso a defensoria pública da sua cidade esteja com muito atraso nos atendimentos.
É necessário comprovar baixa renda, seguindo critérios de cada instituição de ensino.
Advogado Dativo: Em cidades onde não há Defensoria Pública, é possível conseguir um advogado gratuito, chamado de advogado dativo.
Este profissional receberá seus honorários pelo Estado, portanto você não terá despesas. É necessário comprovar baixa renda de acordo com os critérios do seu Estado.
Para acessar o serviço, dirija-se à OAB ou ao Fórum mais próximo.
Juizado Especial Cível: Este juizado é voltado para causas mais simples, em que o valor não ultrapassa 40 salários mínimos.
Se o seu pedido não ultrapassar os 20 salários mínimos, você pode dar entrada em um processo sem advogado e sem custos.
A vantagem deste processo é por não ser necessário comprovar renda, e qualquer pessoa maior de 18 anos pode dar entrada neste tipo de processo. Para ter acesso ao serviço, dirija-se à Vara do Juizado mais próxima.
Agora que você conhece as opções para conseguir um advogado gratuito, não deixe de buscar ajuda se precisar resolver questões que envolvam a justiça. Lembre-se de sempre se informar sobre os critérios de cada instituição e de comparecer com todos os documentos necessários para agilizar o processo.