Siga no
CUIDADOS que você deve ter ao comprar um Imóvel!
Livrar-se do aluguel e comprar um imóvel é sempre uma ocasião especial na vida de qualquer pessoa.
Contudo, é preciso tomar alguns cuidados importantes na hora de adquirir a casa própria, para não cair em roubada.
Saiba agora quais as medidas que você deve tomar antes de fechar o negócio, para que seu sonho não vire um pesadelo!
O contrato de compra e venda de imóvel é o documento que vai garantir que as partes estejam protegidas por termos justos e de comum acordo, por isso, deve ser elaborado com bastante atenção.
Mas, antes de chegarmos na etapa da elaboração do contrato em si, é necessário tomar algumas medidas antes mesmo de formalizar o negócio.
A primeira delas é verificar a matrícula e toda a documentação referente ao imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde ele está localizado. Sem dúvida, esta é a medida mais importante de todas.
Isso porque o imóvel pode estar com alguma restrição judicial ou indisponibilidade, e você certamente não quer descobrir isso somente após já tê-lo adquirido, certo?
Também é importante checar outros documentos, como a as declarações negativas de débito municipal, estadual e federal, o recibo de quitação do IPTU, os recibos de pagamento das taxas de condomínio, e memorial descritivo, caso se trate de um imóvel ainda na planta.
Pronto, agora que você já sabe que o imóvel não possui restrições e está em dia, vamos para o próximo passo, que é a elaboração do contrato de compra e venda.
É imprescindível que o contrato seja elaborado por um profissional competente, pois isso vai garantir que você esteja protegido de qualquer situação que por ventura possa surgir futuramente.
Ainda nessa etapa, é preciso conferir a descrição de todos os detalhes do imóvel, como tamanho, localização, condições em que se encontra. Ah, os defeitos (como rachaduras, infiltrações, entre outros) também devem ser registrados no contrato!
Se for o caso de um imóvel ainda na planta, você deve checar com atenção a descrição do projeto que lhe será entregue.
Caso seja necessário fazer alguma correção ou alteração no contrato, SEMPRE faça! É uma etapa bem importante, e quanto mais informações contiver, maior será a transparência e a segurança entre as partes.
Após ler com atenção todo o contrato e compreender tudo o que está descrito, principalmente as cláusulas que mencionam uma possível desistência da negociação, descumprimento do contrato, não pagamento ou outras questões que podem incidir em multas, e estando de acordo com todos termos, o negócio poderá finalmente ser fechado.
Como já vimos, o contrato de compra e venda é o termo que vai garantir que as partes estejam protegidas e tenham seus direitos resguardados, por isso, deve ser elaborado com bastante atenção.
Por isso, nossa orientação é sempre procurar um advogado da sua confiança para lhe auxiliar nesta etapa, e garantir que tudo corra bem, antes, durante e depois da negociação.
Muitas pessoas não sabem dessas informações, então compartilhe esta postagem, pode ser que isso ajude algum amigo que esteja negociando um imóvel!
Abraço e lhe desejo boa sorte!!