Nome Sujo Cancela Bolsa Família e CPF? Veja as Regras!

Compartilhe com os Amigos:
bolsa família

Atenção, circulam na internet mensagens de que pessoas com nome ou CPF sujo terão o Bolsa Família cancelado a partir de janeiro. Isso não é verdade; nome negativado no SPC ou SERASA não cancela o CPF ou Bolsa Família. Vamos te contar tudo agora para você ficar por dentro e saber qual o tipo de problema no CPF que pode realmente cancelar o Bolsa Família. Saiba mais agora!

Muitas famílias beneficiárias do Bolsa Família passaram a se preocupar com a notícia falsa de que nome sujo nos cadastros como SPC e SERASA poderia causar o cancelamento do Bolsa Família.

Já te adianto, pode ficar tranquilo, isso não é verdade!

Portanto, se você está com alguma dívida em aberto, tem o nome sujo no SPC ou SERASA, você não terá problemas de cancelamento do Bolsa Família ou na suspensão de qualquer outro benefício social!

Mas preste atenção: as famílias do Bolsa Família devem ficar atentas caso recebam alguma mensagem no extrato de pagamento, aplicativo do Bolsa Família ou aplicativo do Caixa TEM, pois o governo federal está enviando mensagens para avisar as famílias que precisam regularizar problemas nas informações do CPF junto ao cadastro do Bolsa Família.

Por isso, se você recebeu esta mensagem, é muito importante que você faça imediatamente a regularização do CPF junto à Receita Federal para evitar o bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família e outros programas sociais.

O que é CPF irregular no Bolsa Família?

Veja agora quais são as irregularidades no CPF que podem cancelar o Bolsa Família:

  • Problemas de divergência cadastral, ou seja, o CPF de algum familiar constou com o número errado no momento do cadastramento do Bolsa Família;
  • Familiar com CPF cancelado junto à Receita Federal;
  • Familiar com CPF suspenso na Receita Federal.

A partir de janeiro de 2024, quem possuir alguma destas irregularidades no CPF poderá ter o Bolsa Família suspenso ou até cancelado. Por isso, se você recebeu algma mensagem do Bolsa Família, é importante verificar se alguém da sua família não tem alguma destas pendências no CPF; veja mais adiante como é fácil consultar a situação do seu CPF.

Como regularizar o CPF?

É possível regularizar a situação sem sair de casa, pela internet.

Para verificar se você tem algum problema no CPF, siga este passo a passo:

  1. Primeiro, acesse o site da Receita Federal.
  2. Clique em “Consultar CPF”.
  3. Pronto, depois disso, você poderá visualizar se existe alguma irregularidade no CPF e também saber qual é o tipo de problema.

Próximo passo:
Se houver alguma irregularidade no seu CPF, você poderá fazer a atualização. Veja como é fácil:

  1. Acesse novamente o site da Receita Federal.
  2. Clique em “Atualizar CPF”.
  3. Siga as informações do próprio site para dar continuidade na regularização do seu documento.

Depois disso, seu CPF será regularizado.

Importante: depois da regularização no site da Receita, é importante comparecer no CadÚnico ou CRAS para fazer a atualização cadastral do Bolsa Família! Com estas medidas, você garantirá a continuidade no recebimento do seu benefício.

E então, ficou com alguma dúvida? Escreva pra nós e deixe seu comentário abaixo!

Fonte da matéria: Portal do Governo Federal.

Compartilhe com os Amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *