Siga no
Faltas no trabalho podem diminuir as Férias? Entenda a regra
As férias são um período muito aguardado: você passou o ano trabalhando, e chegou o momento de curtir o merecido descanso. Mas, aí o RH da empresa informa que você não tem mais direito aos 30 dias de férias, ou pior, que você não tem direito a nenhum dia de férias, por conta de ter tido muitas faltas injustificadas durante o ano. Mas, e aí? A empresa pode agir desta forma?
A resposta, infelizmente, é sim, isso pode ocorrer, e a empresa pode diminuir os dias de férias do empregado, caso tenham havido muitas faltas sem justificativa do empregado.
Mas, calma: é preciso entender como funciona a regra básica, para saber a quantos dias de férias você tem direito, de maneira proporcional às suas faltas.
Veja neste Artigo
Quantas faltas reduz o período de férias?
A regra prevista na CLT é de que:
- Se você tiver de 6 a 14 faltas no ano, ainda poderá tirar 24 dias de férias;
- Se você tiver de 15 a 23 faltas, ainda poderá tirar 18 dias de férias;
- Se você tiver de 24 a 32 faltas, ainda poderá tirar 12 dias de férias;
- Agora, se você tiver mais de 32 faltas injustificadas durante o período de 12 meses, perde todo o direito às férias.
Veja também:
Por isso, o funcionário que falta muito no trabalho deve ficar atento, pois acima de 5 faltas, já está sujeito à uma redução nos dias de férias.
Lembrando que as faltas não justificadas são aquelas em que o empregado deixa de ir ao trabalho por um ou mais dias e, não informa para a empresa o motivo da sua ausência (ou não apresenta nenhum comprovante).
Não são faltas injustificadas as previstas na CLT, como licença médica (com atestado), alistamento militar, licença casamento, nascimento de filho e licença de falecimento de familiares, desde que apresentado o respectivo comprovante à empresa. Este tipo de falta não afeta no desconto das férias.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com os amigos e colegas, muitos ainda não conhecem esta regra sobre as férias.
E você, tem alguma dúvida ou está passando por algum problema relacionado ao seu direito de férias? Conte para nós, deixe seu comentário abaixo!